Liga Escocesa aceita 'novo' Rangers, mas rebaixa time para quarta divisão
Tradicional clube vai ter que recomeçar do zero após ter falência decretada, com 54 títulos nacionais, Rangers terá que recomeçar...
O tradicional Rangers vai jogar a quarta divisão escocesa. Em julgamento realizado nesta sexta-feira, 25 dos 30 membros da Liga Escocesa de Futebol (SFL na sigla em inglês) votaram a favor do rebaixamento do clube, que - após decretar falência - foi vendido a um empresário e, em consequência disso, mudou de nome para The Rangers (acrescentando o The). Em contrapartida, 29 membros aceitaram o time como integrante da entidade.
A nova empreitada do Rangers será, em termos práticos, na quarta divisão, mas - na teoria - eles vão disputar a terceira divisão da SFL. O motivo é que, assim como na Inglaterra, a elite escocesa é chamada de Premier League, torneio separado das divisões de acesso.
- Os clubes membros da Liga Escocesa de Futebol votaram nesta sexta-feira para aceitar o The Rangers Football Club como membro associado da entidade. Além disso, a única posição aceitável da Liga será deixar o Rangers FC na Terceira Divisão nesta temporada - informou David Longmuir, chefe-executivo da Liga Escocesa de Futebol.
Havia a expectativa de que o clube pudesse ser mantido na elite por questões econômicas. Isso porque a queda da tradicional equipe escocesa pode representar um prejuízo aos demais de 16 milhões de libras (algo em torno de R$ 50 milhões), entre vendas de ingressos e cotas de patrocínio e televisão.
Ibrox Stadium, palco das apresentações dos Rangers |
- A decisão foi uma das mais difíceis para todos os envolvidos, mas foi tomada em nome do interesse da justiça desportiva, que é o princípio fundamental da Liga Escocesa de Futebol - acrescentou Longmuir.
Com mais de 139 anos de história, o Rangers é o time com maior número de conquistas no país. Ao todo, são 54 títulos nacionais, além de 33 Taças da Escócia e um vice-campeonato da Copa da Uefa, em 2008.
Com mais de 139 anos de história, o Rangers é o time com maior número de conquistas no país. Ao todo, são 54 títulos nacionais, além de 33 Taças da Escócia e um vice-campeonato da Copa da Uefa, em 2008.
O Clássico "The Old Firm" |
A maior perda da SPL vai ser a falta do clássico "The Old Firm" na sua tabela, garantia de grande público e uma das maiores rivalidades do Mundo do Futebol, esse clássico vai ficar restrito as "Copas" nacionais.
A alegria momentânia da torcida do Celtic pelo rebaixamento do rival vai ao decorrer do tempo se transformar em um "prejuízo" ao futebol escocês que perde seu maior clássico no campeonato nacional, restando aos Deuses do futebol ocasionar esse encontro casualmente durante as copas nacionais.
Aos torcedores "The Tims" boas gargalhadas, muitas piadas e gozações ainda virão, ao Celtic é uma chance de diminuir a distância em títulos frente ao rival, sendo que já é atualmente o único escocês campeão europeu, tendo conquistado a Champions League de 1967.
Torcida do Celtic "enterra" o Rangers, com os "Cavaleiros do Apocalipse" |
Já aos torcedores do The Rangers vai ser preciso muita paciência para aguentar os rivais e demonstrar que realmente são torcedores de verdade, apoiando seu clube nessa nova e longa jornada até voltar ao topo do cenário mundial.